Microrganismos Eficientes (EM) - Como coletar, multiplicar e usar

 Para quem nunca ouviu falar, sugiro estudar um pouco mais o assunto pois os EM's são uma ótima opção, e de baixo custo, para tratar seu solo e é claro, suas frutíferas.

O que são Microrganismos Eficientes?

Microrganismos Eficientes ou Eficazes como alguns chamam, são um conjunto de microrganismos que se proliferam em substrato fértil e natural, são constituídos principalmente por fungos, leveduras e bactérias. Na natureza, eles fazem o papel da reciclagem da matéria orgânica do solo, tornando-os mais férteis e "sadios".

Com a inclusão dos Microrganismos Eficientes no solo, ocorre uma melhora nas propriedades biológicas, físicas e químicas da terra, ou seja ajuda manter o equilíbrio e fertilidade do solo, agindo indireta ou diretamente no crescimento e vigor das plantas. 

Benefícios de sua utilização:

  • Melhoria da capacidade fotossintética das plantas
  • Aumento da transformação e eficácia da matéria orgânica em fertilizantes
  • Diminuição e até erradicação de algumas doenças e patógenos do solo tratado
  • Decomposição mais rápida e eficiente da matéria orgânica incorporada ao solo
  • Ajudam na troca e liberação de mais quantidades de nutrientes para as plantas, entre outros.
Como coletar os Microrganismos Eficazes?

Tudo que você vai precisar é de um pedaço de bambu cortado ao meio, e um copo de arroz cozido apenas na água, sem adição de óleo, sal etc, apenas água e arroz. Após cozido, coloque o arroz até preencher a metade do bambu cortado e cubra com a outra parte, eu gosto de amarrar com um arame caso animais mexam na armadilha.
O próximo passo é levar este bambu até uma mata, de preferência mata virgem se tiver acesso, ou um bambuzal que também é uma grande fonte de microrganismos, entre alguns metros e retire a camada superficial de serrapilheira (folhas e tudo mais), acomode o bambu e volte toda serrapilheira em cima. Marque o lugar e volte retirar depois de 7 a 10 dias. O resultado será mais ou menos este:

coleta de microrganismos eficientes

Descarte na mata mesmo todas as colonizações de cores escuras, pretas e cinzas que são decompositoras. Só vamos precisar das coloridas, quanto mais cores melhor.

Preparação e multiplicação do EM:

Depois de retirada somente as partes coloridas, coloque em garrafas pet cerca 1/4 da capacidade e adicione água, mas atenção, não pode ser água da torneira por conter cloro, utilize água da chuva, poço ou mesmo mineral sem encher a garrafa, deixe um espaço de 5 dedos vazio. Agora despeje cerca de 200 gramas de açúcar mascavo ou demerara, nunca açúcar branco, mexa um pouco, aperte e amasse a ponta da garrafa para retirar o ar de dentro, tampe bem e deixe em lugar protegido do sol.
Todos os dias durante em torno de uma semana, desrosquear a tampa devagar para retirar o gás oriundo da fermentação. Quando não obtiver mais saída de gás, a multiplicação está completa e pronta para uso.
Esta será a aparência final, o cheiro lembra uma levedura, fermento, avinagrado... caso tenha cheiro ruim, descarte que deu errado.




Utilização:

Entre outras aplicações, pode-se regar suas frutíferas e plantas em geral com um mistura na proporção de 15 ml (uma colher sopa) de EM para 10 litros de água, lembrando não poder usada da torneira.
Também pode ser usado em aplicação foliar na proporção de 5 ml (uma colher de café) de EM para 10 litros de água, sempre no final da tarde.

Espero que tenham aprendido um pouco sobre este maravilhoso composto que com o passar do tempo de uso, é nitidamente visível a melhora das plantas e do solo. Qualquer dúvida deixe seu comentário.

No próximo post vou ensinar fazer o Bokashi, que é um adubo orgânico e fantástico, usando os microrganismos eficientes, não perca!

Postar um comentário

0 Comentários