Larva Minadora dos Citrus - Como combater

 A larva minadora é uma das pragas que mais dá "dor de cabeça" para quem tem um pé de limão, mexerica ou laranja em casa ou mesmo num vaso. Ela ocorre em todas as regiões e prefere as folhas novas, podendo reduzir a fotossíntese e desenvolvimento das brotações, as folhas atacadas enrolam, secam e caem.

larva minadora dos citrus



Como podem facilmente visualizar, a lagarta no interior da folha vai se movendo e formando uma galeria nos tecidos, no começo riscos brancos, depois um ziguezague. Numa planta pequena bastaria retirar as folhas e queimá-las, porém quando é uma árvore já de porte médio ou uma plantação, fica quase impossível.

O maior problema da larva minadora ainda é indireto, pois a lesão provocada pela larva favorece a disseminação da bactéria Xanthomonas citri que é a causadora do cancro cítrico e aí teria que sacrificar a planta.

Como controlar ou combater?

Muitas receitas na internet falam em calda de fumo, água com detergente etc... mas infelizmente estas receitas talvez sirvam apenas de repelente para a mosca, não para a larva instalada. Existem controles biológicos com uma vespinha e outras alternativas, mas é inviável para quem tem um pézinho em casa, somente para fruticultores comerciais.

Então, para quem tem um pomar em casa, somente com a pulverização de algum sistêmico à base de abamectina ou então procurar em alguma loja ou cooperativa agropecuária um produto que recomendo (não é propaganda, não estou ganhando nada, mas foi o que melhor funcionou nos meus pés) que é o Evidence®, além de não ser muito caro, cerca de 20 reais um sachê de 30 gramas, dá várias aplicações e realmente funciona.

Mas atenção, para uso de qualquer defensivo, ler atentamente a bula e usar EPI.

É isso aí, espero ter ajudado. Se tiverem alguma dúvida postem nos comentários que respondo assim que possível.

Postar um comentário

0 Comentários