Como acabar com cochonilhas em frutas e plantas

 Esse inseto tão pequenininho é capaz de trazer muitas dores de cabeça para nós, e também vários problemas para nossas frutíferas, pois é um sugador de seiva, seja das folhas, raízes e até dos frutos. As mais comuns são a cochonilha branca e a cochonilha marrom, mas existem diversas outras espécies.

Praga cochonilha
Tipos de Cochonilhas

Olhando assim parecem até inofensivos, mas podem causar:

  • Queda das folhas prematuramente
  • Atraso e perda de produção
  • Má formação de folhas e até dos frutos
  • Enfraquecimento da planta e etc...

Ok, sabendo disso vamos tratar. 

Se perceber a presença de cochonilhas em apenas algumas folhas, basta embebedar um algodão em detergente neutro ou vinagre e retirá-las, mas se a infestação já tiver se espalhado, aí precisaremos de um inseticida que pode ser encontrado em casas especializadas, ou fazer alguma receita em casa mesmo como vou explicar logo abaixo.

Mas atenção, indiferente do que usar, não adianta aplicar borrifar apenas uma vez e achar que resolveu o problema, a cochonilha tem várias fases desde os ovos, então vai precisar de pelo menos um mês com aplicações semanais ou até menor período  entre aplicações até erradicar esta praga totalmente.

Como combater a cochonilha com algumas receitas simples:


Detergente e óleo

Em um litro de água, misture 10 ml de óleo vegetal e 10 ml de detergente neutro. Misture bem e borrife em todas folhas, incluindo as partes inferiores e internas, lembrando que sempre que for fazer qualquer aplicação foliar, prefira o entardercer.

Calda de fumo e sabão de coco

Coloque 100 gramas de fumo de corda triturado ou cortado em pequenos pedaços numa mistura de 1/2 litro de água com 1/2 litro de álcool e espere curtir por cerca de meia-hora. Depois pique em torno de uma colher de sopa de sabão de coco e dissolva em 1 litro de água quente. Agora pegue um borrifador e coloque 500 ml da água de sabão e misture com umas 3 ou 4 colheres de sopa da calda de fumo e aplique.

Erva de Santa Maria

Para quem acesso à essa erva, é também uma arma poderosa no combate às cochonilhas. Pegue 100 gramas e deixe de molho em meio litro de água fria durante pelo menos 6 horas, após este tempo, amasse bem para extrair o máximo de "suco" e dilua em 2 litros de água limpa. Borrife à seguir nas suas plantas.

Considerações finais: Esta praga é muito comum, e mesmo ficando atento, elas sempre aparecem, para evitar você pode usar repelentes à base de óleo de neem, pimenta ou alho. Mas nunca deixe a infestação de cochonilhas "tomar conta" de sua planta sob o risco até perder principalmente se for uma muda pequena. Cuide, trate que o resultado é garantido de uma planta saudável e livre de pragas.

Postar um comentário

0 Comentários