10 dicas e cuidados ao plantar em vasos

 Plantar em vasos requer alguns cuidados adicionais para se obter sucesso. Abaixo algumas dicas para você não errar e cuidar bem das suas frutinhas:

fruta em vaso produzindo


  1. Primeira coisa não poderia ser outra, o tamanho do vaso, pesquise o ideal para a frutífera em questão que irá plantar, se é de pequeno, médio ou grande porte, na dúvida escolha sempre o maior vaso possível.
  2. Já tem o vaso, faça furos no fundo caso ele não tenha, parece óbvio, mas pessoas perdem suas plantinhas por este detalhe. Após uma camada de drenagem, eu gosto de usar isopor em pedaços ou bolinhas que se compra em qualquer papelaria, mas também pode usar argila expandida, pedriscos etc. E por fim o substrato, faça uma mistura de 2 partes de terra com uma de areia, esterco animal ou humus de minhoca e se tiver farinha de ossos, eu sugiro acrescentar um pouquinho nesta mistura.
  3. Após plantada, regar bem para acomodar a terra e sair as bolhas de ar.
  4. Deixe seu vaso em algum lugar com meia sombra nos primeiros dias até a muda se "acostumar" ao novo ambiente e aos poucos vá levando para onde haja bastante incidência de luz solar, lembrem-se frutíferas em geral, com pouquíssimas exceções, gostam de muito sol.
  5. A rega varia do clima, da sua região etc. Mas uma dica simples é o teste do dedinho, enfie o dedo na terra, se sentir umidade, deixe para amanhã a rega, se seu dedo sair sequinho, molhe, mas sem enxarcar.
  6. Adubação é um cuidado necessário. Plantas em vaso têm um número limitado de nutrientes, que também vão embora nas regas, a cada 15, 20 dias, adube mas sem exagero (melhor pecar por pouco) com alternância, por exemplo, coloque farinha de ossos, na próxima torta de mamona, esterco de gado, bokashi, e assim por diante...
  7. Adubação foliar. Há compostos prontos para uso em floriculturas, supermercados e lojas especializadas, a adubação foliar complementa vários nutrientes que via solo é difícil da planta encontrar. Mas cuidado, toda e qualquer aplicação foliar deve ser feita no finalzinho da tarde.
  8. Fique de olho nas pragas que eventualmente possam surgir, cochonilhas, pulgões, larvas etc. Identifique e busque receitas para o alvo específico.
  9. Faça podas! Não tenha de medo de cortar sua frutífera, ela irá agradecer quando retirar galhos secos, mal formados e até para ela emitir novas brotações. Lembrando sempre que para a poda, o ideal dependendo da espécie é quando a mesma estiver em dormência, final do inverno. Também usar uma tesoura poda bem afiada e esterilizada.
  10. Fez tudo certinho, é hora de colher os frutos, mas aí também se exige cuidados, não vá lá e puxe com tudo o fruto desesperadamente, use um tesoura escolar para cortar o talinho, ou então vá torcendo devagar até a fruta de desprender, com isso não corre o risco de abrir feridas, descascar ou até quebrar o galho.
Então, estas foram apenas alguma dicas, acompanhe aqui, curta nossa página no Facebook, que sempre estaremos trazendo novidades de forma rápida e objetiva, sem você precisar ver vídeo no youtube de 10 minutos cheios de enrolação, mendigação de likes e sininho etc que enche o saco. Até a próxima.

Postar um comentário

0 Comentários