Frutíferas em vasos, que produtos usar?

É muito complicado falar sobre produto tal, fertilizante tal, e dizer ser milagroso como se vê por aí na internet. Sem uma análise técnica existem "N" fatores que podem variar, como o substrato, região, clima, a planta em si etc... Então o que vou escrever sobre cada item que citar, é baseado na minha experiência, cabe à vocês utilizá-los da melhor forma.

Fertilizantes:

Bokashi: Sem dúvida se tornou um grande aliado para quem planta em vasos, pois enriquece a terra do vaso com microrganismos deixando-o mais "rico" e favorável a sanidade das plantas. Caso não queira fazer o seu próprio bokashi (aqui eu ensino), existem no mercado diversas marcas e são bons.




Esterco: De liberação lenta de nutrientes, é orgânico e pode-se usar sem medo, exceto o esterco de aves, que deve se tomar bastante cuidado, pois pode "queimar" as raízes da sua planta, principalmente se for jovem  ou aplicado em exagero junto ao tronco.

Farinha de Ossos: Rica em Cálcio e Potássio, é um excelente adubo também orgânico, em plantações como tomate e pimentão são essenciais.

Torta de Mamona: Assim como a Farinha de ossos, também orgânica e rica em Nitrogênio, Cálcio e Fóstoro.

Cálcio + Boro: Pouca gente conhece, mas esta combinação Ca + B eu particularmente uso a cada 30 dias via foliar, pois ajuda muito na floração e pegamento das frutíferas. Este produto pode ser facilmente encontrado em lojas agropecuárias.



Calcário: Normalmente usado para correção do pH do solo, mas também fornece Cálcio e Magnésio, eu costumo usar em maio, pelos menos uns 30 dias antes da adubação de inverno.

Cinza de Madeira: Rica em diversos nutrientes e micronutrientes, pode-se usar fazendo um chorume, mas atenção, não utilizar cinzas de churrasco ou de madeira tratada, podem ser tóxicos para sua planta e até matá-la.

NPK: Eu evito usar, mas às vezes é preciso, caso for usar, atente-se a porcentagem de cada elemento Nitrogênio, Fósforo e Potássio informado na embalagem (ex: 15-15-20) e a quantidade de uso.

Adubo Foliar: Existem ótimos produtos no mercado, e alguns que simplesmente não valem nada, então é bem difícil dizer sobre formulação. Porém eu gosto muito de aplicar um à base de aminoácido de peixes e micronutrientes, pois a absorção foliar é bem rápida na deficiência daquilo que a planta precisa.

Fungicidas e Acaricidas:

Calda Bordalesa: Ótimo fungicida natural à base de Sulfato de Cobre e Cal Virgem, pode fazer você mesmo (receita aqui) ou comprar já pronta, utilizar ao menos uma vez por mês em todas as frutíferas, exceto pessegueiro que não gosta muito. e também evitar a aplicação na floração.




Enxofre: Também natural, é um excelente acaricida, também deve ser utilizado uma vez por mês em todas as frutíferas.

Calda Sulfocálcica: Utilizada basicamente para tratamento de inverno em junho,  deve-se aplicada em todas as plantas por completo, inclusive tronco, de forma uniforme. No restante do ano apenas o Enxofre é o suficiente.

Defensivos Químicos: A recomendação é sempre não utilizar, mas sabemos que algumas vezes não há outra solução, então a dica é, use com moderação. Agora se tiver algum citros, aí é diferente, limão, laranja, tangerina etc, de vez em sempre "pedem" o uso.

OBS: Nunca pulverizar nada nas plantas quando estiverem com folhas molhadas, em dias chuvosos ou com previsão, e nunca sob o Sol, preferencialmente aplique de tardezinha.

Bem, estas foram algumas dicas de utilização que dão resultado, caso tenham alguma dúvida ou então algo que achem que deveria estar nesta lista, por favor deixe nos comentário e vamos nos ajudar.





Postar um comentário

0 Comentários